O Simbolismo do Número Três
- Lucas Gelásio
- 15 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de abr.

O número três é um dos que mais aparecem nas Escrituras. É a quantidade de vezes que Jesus cai com a Cruz, que Pedro é questionado, que este nega Aquele, de dias que se passam da Crucifixão à Ressurreição, entre muitos outros casos.
Uma explicação simples diria que o três é uma referência à Trindade. Mas isso não explica quase nada, pois o três da Trindade também pode ter, além do significado literal, um sentido simbólico. Há um simbolismo natural, ainda mais profundo, para esse número, e que nos ajuda a entender o sentido místico desses símbolos:
Da unidade vem a simplicidade e o início.
Da dualidade vem a diferença e o contraste.
Da trialidade vem a ligação, a relação e a planificação.
Do três também vem o fechamento e a completude: são três os pontos que definem o plano, três as linhas que formam o primeiro polígono, três as dimensões de um sólido e três os tempos (passado, presente e futuro).
O três também traz o intermédio (o que está no meio de dois) e o dinamismo (o que rompe o equilíbrio que havia entre dois).
Deus é trino porque Ele é Amor, e este é uma relação que liga amado e amante. Deus é o que ama, o que é amado e o próprio amor. O Pai ama o Filho, que Lhe retribui o amor, e esse é o Espírito Santo, que procede dos dois.
Os acontecimentos que se repetem três vezes na Bíblia costumam ser ora negativos, como quando os personagens sofrem uma pena, ora positivos, como quando fazem atos de louvor.
Também há episódios que duram três dias. Quando negativos, são períodos de viagem, espera, provação ou penitência. Quando positivos, ao fim, ocorre uma restauração, passagem, encontro ou recompensa. Tudo isso prefigura a ressurreição de Cristo no terceiro dia, após intermediar pelos homens e romper a barreira da morte.
Pedro negou Cristo três vezes porque falhou por completo na provação. Jesus questionou Pedro três vezes porque queria dele um louvor completo em reparação. Cristo caiu três vezes porque queria manifestar que Ele, por inteiro, se sacrificava para nos trazer uma recompensa.
Analisando o significado do três na Bíblia por uma simples referência, lembramos da Trindade. Mas, por meditação, chegamos também ao sentido místico, que contém o significado também do três da Trindade.
Por isso, as Escrituras devem ser meditadas, não apenas lidas. O sentido mais profundo está sempre lá, esperando que o encontremos.
Comments